O Brasil começa a se dedicar a Revolução 4.0 quando as principais economias avançam para a 5.0 , muito mais disruptiva do que a 4.0 , estamos infelizmente atrasados.
Nesta avanço tecnológico que refaz toda a cadeia produtiva chegando a um novo consumidor que ira desejar customização de bens na sua própria casa !
Bem vindo ao mundo digital !
O que nos leva a refletir ,como nossa economia ainda faz o passado quando vamos realmente fazer o futuro ?
A distancia fica cada vez maior e a caminhada mais complexa. Estaremos a reboque dos Centros de Excelência instalados fora do Brasil e nossa indústria de mão de obra intensiva fortemente obsoleta, sem capacidade de concorrer no mercado externo e encarecendo os bens industrializados para o mercado interno.
Um ciclo não virtuoso e os comodities nacionais , parecem ser a única nossa saída de sobrevivência.
Poucas empresas nacionais fizeram a lição de casa de globalizar suas marcas, a maioria se atem ao mercado interno ou ao private label.
Nosso varejo destes bens cada vez mais sem margens adequadas, tendo que fazer a integração com o Off Line e On line um salto quântico , teremos tempo ?
Ficaremos definitivamente estagnados vendo o avanço da 5.0 e estando no ciclo anterior inconcluso ?
Bem no momento que outras economias falam em impressão 3D domestica , nossa discussão ainda será se vamos adequar nossas unidades fabris e o resto da cadeia a passo de gigante adormecido ?
Qual o estagio de sua empresa ? Qual ciclo você acredita estar vivendo? Voltaremos ao tema .
Boa semana
