Navegando fora de nossa realidade socioeconômica e política, confirmamos que a análise do consumidor digital é muito mais do que dados exatos, fortemente cartesianos.
Entendê-lo, montar cenários de seus desejos e necessidades futuras passa por domínio da antropologia, sociologia , filosofia …
Consumidores de geração X, Y, Z…. para gerarem consumo / inovação exigem visão comportamental 360!
A tecnologia e as inovações digitais estarão a reboque do domínio pleno destas disciplinas, as economias que são administradas com estão visão agregam valor a seus produtos, inovam e atuam em escala global.
Nossa nação necessita avançar em produtos / marcas que atendam estes anseios, pois ainda somos dinossauros no Jogo da economia global.
Nossas exceções não passam de dois dígitos de empresas classe mundial.
Nossa democracia optou pela via da abertura de mercado, contudo se não nos livramos das amarras extremadas da ideologia, a esquerda ou à direita, vamos aprofundar nosso fosso de pais de matéria prima de baixo valor.
Se não adotarmos uma visão holística, profunda deste consumidor globalizado, não sairemos deste círculo.
Temos que debater em todos os foros, para que não mergulhemos nas trevas do não conhecimento tornando o Brasil o gigante permanente adormecido.